quinta-feira, 25 de abril de 2013

MÁX. CONSERVAÇÃO DOS DENTES NAT: COMO TRATAMOS


A Odontologia Psicossomática Trilógica Respeita a Natureza (Criação) 
Máxima Conservação dos Dentes Naturais
       O dentista que pratica a Odontologia Psicossomática Trilógica obtém melhores resultados no tratamento e prevenção das doenças bucais porque respeita a natureza, seguindo alguns preceitos, como:


Remove a Cárie do Dente com Muito Cuidado: Ao remover uma cárie, toma todo o cuidado para não desgastar tecidos sadios do dente. Evita o uso do motorzinho. Sempre que possível, usa instrumentos (curetas) para a remoção de cáries.
-  Faz Tratamento de Canal Somente Quando Realmente Necessário. Em todos os casos que há uma chance, mesmo que pequena, de ocorrer uma recuperação do organismo (quando a polpa está inflamada, mas num estado reversível), o dentista faz um curativo no dente na expectativa dessa reparação, pois um dente que sofre um tratamento de canal é bem mais friável (pode sofrer fratura) e mais susceptível à cárie.


Links relacionados:

http://odontopsi.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-um-tratamento-de-canal.html
http://odontopsi.blogspot.com.br/2013/05/quando-um-dente-necessita-de-um-trat-de.html

Restauração com Amálgama X Incrustração (“Bloco”): Sempre que possível, faz uma restauração com amálgama de prata ao invés de uma incrustração porque para se fazer uma incrustração, o dente perde parte de sua estrutura sadia, além de ser bem mais comum a ocorrência de infiltrações (aparecimento de cáries).
Prótese Removível ou Fixa Adesiva, Poupando a Integridade dos Dentes Naturais: Na ausência de um dente, não faz uma prótese fixa quando os dentes vizinhos à essa falha são íntegros ou apresentam pequenas restaurações porque isso resulta no desgaste de dois dentes saudáveis (que são praticamente destruídos com a prótese fixa) para repor somente um. Além disso, com o passar dos anos, uma prótese fixa, mesmo quando bem executada, começa  a apresentar problemas (como infiltrações) e pode levar à perda dos dentes que foram desgastados. Portanto, nesses casos, o dentista sempre faz uma prótese removível ou fixa adesiva, poupando a integridade dos dentes remanescentes.
Só Faz Cirurgias Quando Estritamente Necessário. Por exemplo: só extrai um dente ou uma raiz quando não dá para salvar (se eles estiverem muito destruídos ou totalmente "abalados"; não extrai um dente do siso incluso que não esteja prejudicando o dente vizinho.


Link relacionado:


Ideias Invertidas Sobre à Saúde Bucal

http://www.odontopsi.blogspot.com.br/2013/04/ideias-invertidas-sobre-saude-bucal_30.html


- Restaurações de Dentes Posteriores: Amálgama de Prata X Resina Composta (Plástico): Evita fazer restaurações de resina composta (“brancas”) em dentes posteriores, principalmente nos molares. Dá preferência às restaurações de amálgama de prata para os dentes posteriores porque elas são bem mais resistentes à mastigação, à abrasão (desgaste) e às fraturas e apresentam uma durabilidade bem maior (15 a 20 anos). Além disso, é bem menor a possibilidade de ocorrer infiltrações.

Aparelho Ortodôntico: praticamente só indica o uso de aparelho ortodôntico (para corrigir a posição dos dentes) para crianças e adolescentes e somente quando necessário. Só indica ortodontia para adultos em alguns casos (com problemas sérios de oclusão, por exemplo).
Não Faz e Não Indica Implante Dentário: sugerindo sempre a reposição de dentes com próteses fixas ou removíveis. 

Links relacionados:


Implante ou Dente Natural?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQLXOtfyIJyl_QowXC60ixjuAlkCcqGkvX5-CsGhAmreWjL8iWtbkE4a6woJLNxUprxLk4CpUn9PF8-6rnlFxFh8T9DIhsgLfwQfg-MqYOx8_EE5mQbDTY9ZCSFiH_h4S3wfbM2zYLVt4/s1600/P%25C3%25A1gina+3.jpg

Tratamento de Canal ou Implante?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMZCgWiVL9Zs2lFgXXmJlUUJ04b7VtA3a8JB8wPAGnTC9-Qg7Knk2l9T2CnQs2yZmYmFa2tsH8n58CWiF1TvXLggl1WgiUtcvW1AkfS_YCGpo5pfNL5cwTQsLOgAI-grDBNNdifHTm7a8/s1600/3.jpg

Prótese Parcial ou Implante?
http://www.odontopsi.blogspot.com.br/2013/05/protese-parcial-ou-implante.html

Especialistas Denunciam os Perigos dos Implantes
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmBkbaKzlu72uzqOOjQ82nmpBdpELbkrt1EKO6gtMu7huenp0cYi_GCciG4bIEHLy_RINsH5ylpiPVbU9V0Qj0LGSo5A1oyzc5K_eHCX_Sz6qwWPkB2rSgGx-h1zfXrMW9R7Bzc7Ci7bc/s1600/P%C3%A1gina+2.jpg

Estética: Faz Facetas de Resina Composta Sem Desgastar os Dentes Naturais: Não faz e geralmente não indica clareamento dental de dentes naturais vivos. Porque esse procedimento causa hipersensibilidade nos dentes, irritação das mucosas, aumento da porosidade do esmalte e diminuição da sua microdureza e, o mais grave, efeito cocarcinogênico (capaz de produzir câncer quando ligado a outros fatores). Nos casos de dentes muito escurecidos faz facetas de resina composta sem desgastar os dentes naturais, portanto, só faz clareamento de dentes escurecidos que têm tratamento de canal.

Somente Receita Algum Medicamento em Casos Estritamente Necessários: Como, por exemplo, indica um antibiótico para ajudar a combater uma infecção (abscesso) oriunda de um problema de canal. Mesmo assim, todo cliente que apresenta um abscesso é informado que não é o medicamento em si, sozinho, que vai resolver a infecção, pois para haver cura é imprescindível que haja uma melhora da resistência psico-orgânica do cliente. Não se consegue tratar de uma doença física sem considerar suas causas primárias, que são as psicossociais. A verdadeira cura de qualquer doença é através da conscientização (consciência é a compreensão total da realidade, principalmente do nosso interior). Na verdade, não existe a Odontologia e a Odontologia Psicossomática – só existe esta última, dado à indivisibilidade do corpo e da alma do paciente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário